Na nota, Universidade Federal do Ceará “reitera sua posição contrária a qualquer ato de homofobia e repudia atitudes que restringem a livre orientação sexual e de gênero no espaço universitário e fora dele”. Leia a seguir a íntegra do documento:
Como instituição pública, a Universidade Federal do Ceará privilegia o diálogo com os mais diversos segmentos da sociedade, desde que pautado pelo irrevogável respeito a suas diferentes formas de existência e pensamento.
Por isso, a Administração Superior da UFC reitera sua posição contrária a qualquer ato de homofobia e repudia atitudes que restringem a livre orientação sexual e de gênero no espaço universitário e fora dele. Ações que ferem a dignidade humana nos envergonham e devem ser levadas à Ouvidoria, que a Universidade mantém permanentemente aberta para encaminhar e solucionar demandas dessa e de outra natureza.
Orgulha-nos que diferentes unidades acadêmicas da UFC abriguem projetos de extensão e de pesquisa que auxiliam e investigam as questões de gênero e orientação sexual em seus variados matizes. Além disso, a UFC mantém, no âmbito de seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), um projeto interdisciplinar, com o tema "Educação em direitos humanos: gênero e sexualidade na escola", que trabalha na sensibilização e na formação para o campo da educação em direitos humanos, favorecendo – no contexto escolar – o pensamento crítico sobre abordagens e práticas ligadas a gênero e sexualidade. Com universitários das licenciaturas, o projeto visa qualificar ações de planejamento e intervenção para disseminar uma cultura de direitos humanos nas escolas, construindo uma verdadeira sociedade de respeito mútuo e democrática, objetivo maior que não deve ser esquecido pelos que estudam e trabalham em nossa Universidade.
Jesualdo Pereira Farias - Reitor da UFC
Henry de Holanda Campos - Vice-Reitor da UFC
Fonte:Portal da UFC
Nenhum comentário:
Postar um comentário