terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

SESSÃO NOSTALGIA - THUNDARR O BÁRBARO (Irivan Simplício)

Thundarr, o Bárbaro foi um desenho animado produzido pela empresa Ruby Spears no começo dos anos 80. Mostrava as aventuras de um bárbaro num mundo pós-apocalíptico, ajudado por uma feiticeira, Ariel, e Ookla, um Mok.

O design de personagens foram feitos por duas lendas: Alex Toth e Jack Kirby.
Enredo

Em 1994, um gigantesco meteoro, vindo do espaço sideral, passa entre a Lua e a Terra, partindo a Lua ao meio, provocando uma destruição em massa. A raça humana é levada à ruína. Dois mil anos depois, a Terra renasce, um novo e estranho mundo ergue-se do caos, um mundo selvagem, dominado pela tecnologia e pela feitiçaria. Mas um homem consegue se libertar das prisões, livre, esse ex-escravo decide combater as forças do mal que dominam a humanidade.
A nova Terra


Após a hecatombe, devido o cataclismo causado pelo asteróide, os poucos humanos passam 2000 anos para restabelecer uma nova sociedade. A Terra é dominada por tiranos que usam ou poder militar ou feitiçaria para dominar pequenas áreas de terra (algo como uma segunda era medieval). Esses tiranos em algumas ocasiões lutam entre si para dominar outros territórios, ou tentam usurpar áreas dominadas por comunidades pacíficas sem fins bélicos. O cenário pós-apocalíptico criava um ambiente e peculiar a série. Em todos cenários da série era possível ver antigos monumentos como a Estátua da Liberdade e o relógio Big Ben. Também podiam ser vistos ruínas de navios, submarinos, aviões, carros, prédios destruídos,etc.

Outra peculiaridade que tornava Thundarr uma série única, era a Lua dividida em duas partes devido a influência da gravidade do meteoro que passou rente a Terra.

A série Thundarr - O bárbaro foi muito influenciada pelo medo da humanidade de uma iminente guerra nuclear devida a guerra fria. Esse fim do mundo próximo perpetrou uma paranóia apocalíptica na qual acabou influenciando livros, filmes e seriados de TV. Essa temática influenciou filmes como: O Planeta dos Macacos, O Exterminador do Futuro e Mad Max.
Confira a abertura na versão em português:

Quando estava pesquisando para esta postagem, me deparei com uma montagem da abertura de Thundarr, misturando trechos de filmes, feita por um fã americano da série, ficou muito legal e vale à pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário