sábado, 2 de junho de 2012

MADRID SERÁ CAPITAL DO TURISMO GAY EM 2014


Enquanto São Paulo se prepara para viver no próximo final de semana (dia 10), mais uma edição da Parada que é o maior evento em quantidade de participantes e o segundo maior da cidade em arrecadação no movimento turístico, a capital espanhola também já se movimenta para acolher em 2014 a convenção mundial da International Gay & Lesbian Travel Association.

Madrid levou a melhor na disputa com outras cidades européias como Estocolmo, Zurich e Cannes que também apresentaram candidaturas. Mas, a Promocion Madrid teve o impacto de unir forças com o apoio do Ayuntamiento (administração municipal), a Comunidad de Madrid e a Turespaña, além de associações locais de LGBT, ONG’s, Câmaras de Comércio e empresários, e escolas de negócios que colaboraram no projeto.   Assim foi convencida a LGBT e será a primeira vez que o encontro mundial será celebrado na Espanha, reunindo mais de 1 mil participantes.

Com o objetivo declarado de promover Madrid como uma cidade para se visitar o ano todo, a prefeita Ana Botella apresentou nesta semana a campanha do turismo de verão, com previsão de 1 milhão de euros para investimentos de mercado, sendo 33% para o setor internacional no posicionamento da imagem do destino. A campanha faz parte do  Plano Estratégico 2012-2015 com o tema “Madrid Touris friendly”.  

Neste caso, sediar a convenção de 2014 será contribuir para uma consolidação de Madri entre os principais destinos do mundo no segmento.  A Espanha, como um todo, tem seis destinos LGTB declarados, Madrid, Barcelona, Ibiza, Sitges Gran Canária e Torremolinos.

A associação mundial conta com mais de cinco mil empresas e instituições associadas em 160 paises, sendo a única do setor integrante da Organização Mundial do Turismo.  Na ultima Fitur, a IGLTA apresentou um estudo que analisou a relação proporcional existente entre os avanços sociais que se dão em uma cidade com o aumento do turismo gay.

Segundo o mais recente levantamento da Diversity Consulting,  com pesquisa junto a 40 mil pessoas em 25 paises, o segmento LGTB representa aproximadamente 10% do turismo mundial e 15% do movimento financeiro gerado pela atividade. O maior gasto ocorre nos Estados Unidos, com US$ 51,2 milhões por ano, seguido pelo Brasil, Japão, França, Alemanha, Reino Unido e Itália.

No total, são mais de US$ 200 milhões previstos neste ano, sendo que além de hospedagem e transportes, a movimentação do setor gera divisas em vida noturna, festivais e eventos culturais, praias, museus, galerias de arte e  gastronomia.
 Fonte:Brasil Turis

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