Enquanto São Paulo se prepara para viver no próximo final de semana (dia 10), mais uma edição da Parada que é o maior evento em quantidade de participantes e o segundo maior da cidade em arrecadação no movimento turístico, a capital espanhola também já se movimenta para acolher em 2014 a convenção mundial da International Gay & Lesbian Travel Association.
Madrid levou a melhor na disputa com outras cidades européias como Estocolmo, Zurich e Cannes que também apresentaram candidaturas. Mas, a Promocion Madrid teve o impacto de unir forças com o apoio do Ayuntamiento (administração municipal), a Comunidad de Madrid e a Turespaña, além de associações locais de LGBT, ONG’s, Câmaras de Comércio e empresários, e escolas de negócios que colaboraram no projeto. Assim foi convencida a LGBT e será a primeira vez que o encontro mundial será celebrado na Espanha, reunindo mais de 1 mil participantes.
Com o objetivo declarado de promover Madrid como uma cidade para se visitar o ano todo, a prefeita Ana Botella apresentou nesta semana a campanha do turismo de verão, com previsão de 1 milhão de euros para investimentos de mercado, sendo 33% para o setor internacional no posicionamento da imagem do destino. A campanha faz parte do Plano Estratégico 2012-2015 com o tema “Madrid Touris friendly”.
Neste caso, sediar a convenção de 2014 será contribuir para uma consolidação de Madri entre os principais destinos do mundo no segmento. A Espanha, como um todo, tem seis destinos LGTB declarados, Madrid, Barcelona, Ibiza, Sitges Gran Canária e Torremolinos.
A associação mundial conta com mais de cinco mil empresas e instituições associadas em 160 paises, sendo a única do setor integrante da Organização Mundial do Turismo. Na ultima Fitur, a IGLTA apresentou um estudo que analisou a relação proporcional existente entre os avanços sociais que se dão em uma cidade com o aumento do turismo gay.
Segundo o mais recente levantamento da Diversity Consulting, com pesquisa junto a 40 mil pessoas em 25 paises, o segmento LGTB representa aproximadamente 10% do turismo mundial e 15% do movimento financeiro gerado pela atividade. O maior gasto ocorre nos Estados Unidos, com US$ 51,2 milhões por ano, seguido pelo Brasil, Japão, França, Alemanha, Reino Unido e Itália.
No total, são mais de US$ 200 milhões previstos neste ano, sendo que além de hospedagem e transportes, a movimentação do setor gera divisas em vida noturna, festivais e eventos culturais, praias, museus, galerias de arte e gastronomia.
Fonte:Brasil Turis
Nenhum comentário:
Postar um comentário