Um milhão de pessoas e um só desejo: igualdade de direitos. A XII Parada Pela Diversidade Sexual do Ceará, que acontece neste domingo, na Avenida Beira Mar, espera alcançar essa meta e estabelecer novos paradigmas na sociedade.
Ontem houve atendimento no Balcão da Cidadania LGBT, promovido pela Prefeitura de Fortaleza. Foi possível conhecer direitos e a procura, segundo a advogada Luana Marley, coordenadora do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, foi considerada satisfatória.
Para a coordenadora, "muitos vieram conhecer direitos, saber sobre a união estável e como denunciar preconceitos". Conforme Marley, 700 pessoas foram em busca de informações jurídicas de como agir contra a discriminação, na sexta-feira.
A Parada começa a partir das 13 horas, em frente à Barraca do Joca (Beira Mar), seguindo em direção ao Aterro da Praia de Iracema. A organização é feita pelo Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), junto com outras entidades do movimento LGBT e o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza (GMF), Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). A parada pela diversidade sexual terá seis trios elétricos.
A AMC vai promover a interdição da Avenida Beira-Mar, entre a Rua Júlio Ibiapina e a Avenida Barão de Studart. Serão feitos bloqueios ao longo da Avenida Abolição, a partir das 13 horas.
As principais providências com relação ao tráfego serão o desvio no sentido Oeste-Leste da Avenida Beira-Mar para a Rua Osvaldo Cruz durante a concentração, o acesso à área do desfile será restrito, com permissão somente de acesso local. Após o início do evento, a restrição será total. Ao todo, 100 agentes de trânsito estão trabalhando no evento.
Desvios
Serão feitos os seguintes desvios no trânsito. Quando trafegarem no sentido Leste/Oeste: Av. Abolição, Rua Júlio Ibiapina, Av. Sen. Virgílio Távora, Av. Dom Luiz, Rua Tibúrcio Cavalcante, Rua Tenente Benévolo, Av. Dom Manoel e segue o itinerário vigente.
Já no sentido Oeste/Leste:Av. Presidente Castelo Branco, Rua Franco Rabelo, Rua Boris, Rua Rufino de Alencar, Rua Vinte e Cinco de Março, Rua Pereira Filgueiras, Av. Dom Luiz, Av. Des. Moreira, Av. Abolição e segue o itinerário vigente. Durante a parada, 22 linhas atenderão os diversos bairros. As paradas de ônibus ficarão nas ruas Pereira Filgueiras e Tenente Benévolo.
Linhas para o evento
(011 ) Circular I e II
(016) Cuca Barra/Papicu
(029) Parangaba/Náutico
(033) Corujão/Circular I
(051 ) Grande Circular I e II
(054) Corujão/P. Futuro/Caça e Pesca
(055) Corujão/Gde Circular I e II
(071) Antônio Bezerra/Mucuripe
(077) Parangaba/Mucuripe
(078) Siqueira/Mucuripe
(079) Antônio Bezerra/Náutico
(092) A. Bezerra/Papicu/P de Iracema/ (906) Caça e Pesca/Serviluz
(099) Siqueira/Mucuripe/B. de Studart/ (814) Papicu/C. Encantado
(903) Varjota (905) Meireles
(907) Castelo Encantado/Centro
(913) Papicu/Serviluz/Varjota
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário