segunda-feira, 14 de junho de 2010

100 MIL NA PARADA GAY DE TEL-AVIV

Cerca de 100 mil pessoas participaram da Parada Gay de Tel Aviv, a capital israelense, que aconteceu nesta sexta-feira, 11. Realizada desde 1988, a parada é organizada pela prefeitura da cidade e este ano usou como tema a inscrição bíblica “Amarás o Próximo Como a Ti Mesmo”.

A manifestação foi aberta oficialmente pelo líder do partido de centro Kadima, criado pelo ex-primeiro-ministro Ariel Sharon, Tzipi Livni. “A aceitação da diferença faz a nossa força”, disse Tzipi Livni no seu pronunciamento.
Além da manifestação pelos direitos dos LGBT, um grupo de pessoas protestaram contra a discriminação de Israel ao povo palestino. “Pelos direitos iguais em todas as comunidades", dizia uma faixa do grupo em referência à comunidade palestina.
Tel Aviv é conhecida pela tolerância e o radicalismo de ortodoxos judeus. Apesar da homossexualidade deixar de ser crime desde 1988 e os casais de gays e lésbicas terem alguns direitos adquiridos, a homofobia ainda é grande.
Em agosto do ano passado, um atirador encapuzado abriu fogo contra os homossexuais nas ruas Ahad Haam e Nachmani, de frequência gay em Tel Aviv. Duas pessoas morreram e 15 ficaram feridas. Em protesto contra o atentado, cerca de 70 mil pessoas se reuniram na Praça Rabin – centro de Tel Aviv – em solidariedade às vítimas do ataque ao bairro gay.

08 de agosto de 2009,70 mil pessoas compareceram ao protesto contra o ataque ao bairro gay em Isrrael.
IMAGENS DA PARADA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário