Seis mártires espanhois assassinados na Guerra Civil serão beatificados pelo Papa Bento VI. Além deles, foi anunciada também a beatificação do cardeal inglês John Henry Newman, polêmico por sua suposta homossexualidade.
Newman nasceu em 1801, em Londres sendo destacado presbítero anglicano, mas, em 1845, convertendo-se ao catolicismo. As idéias do cardeal sobre liberdade de pensamento e a relação da fé com a razão foram reconhecidas pelo Concílo do Vaticano II entre os anos de 1962 e 1965.
A história da vida de Newman aponta para a decisão de aderir ao catolicismo por conta da sua suposta orientação sexual diferente.Para os ativistas gays britânicos não restam dúvidas de que ele era gay.
A suposta homossexualidade tem por base a oração de despedida ao padre Ambrose St. John, escrita por Newman. John era colaborador do cardeal e viveram juntos durante 30 anos.
Sobre o seu amigo Ambrose, o cardela escreveu que o "tinha amado com um amor tão forte como o de um homem por uma mulher."
O ativista Meter Thatchell, uma das vozes que reivindica a homossexualidade do cardeal, assegura que o que Newman escreveu para o padre Ambrose foi uma "saída do armário."
Nenhum comentário:
Postar um comentário