sexta-feira, 6 de junho de 2008

Autoridades comentam sobre o caso Lanci.


Durante a abertura da Conferencia Nacional GLBT, nessa quinta-feira (05/06), o Ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, comentou a prisão do sargento gay Laci Marinho de Araujo.
"Em tese pode haver homofobia. O que eu não posso dizer com as informações que existem nesse momento é que está provado que seja.
Pode ter como pode não ter havido.
A minha atitude como autoridade de diretos humanos é não ter um julgamento imediatamente de que 'não, tem cheiro de homofobia', por que as vezes as coisas tem cheiro e não são", afirmou Vannuchi.
A Senadora Fátima Cleide (PT-RO), relatora do PLC 122/06 - que criminaliza a homofobia - afirmou em conversa com reportagem de A Capa que ficou chateada ao receber a notícia da prisão.
Ela declarou ser necessário acompanhar o caso para averiguar se está havendo desrespeito aos Direitos Humanos.
Boa notícia
O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão fez uma revelação recebida com entusiasmo entre as transexuais presentes no evento.
No final do mês, assinará uma portaria estabelecendo as operações de mudança de sexo na saúde pública. "A proposta está praticamente pronta", declarou afirmando que "só faltam alguns detalhes".
Questionado sobre o porquê de tal resolução, Temporão respondeu que "Há uma demanda social nessa questão.
A defesa pelos direitos sexuais e reprodutivos está dentro da nossa agenda há mais de vinte anos".
Em conjuntoA Ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, fez um balanço da Conferência. "É uma demonstração da organização do movimento [GLBT], e de que é possível viver de uma maneira mais solidária, sem preconceito e discriminação."Questionada como o Ministério pode ajudar a impulsionar a aprovação do projeto anti-homofobia, Nilcéa respondeu "Nós temos ajudado trabalhando em conjunto, fazendo articulação junto aos deputados e mostrando que o Governo está unido em torno dessa questão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário