segunda-feira, 2 de junho de 2008

Morre aos 71 o estilista Yves Saint Laurent


Morre aos 71 o estilista Yves Saint Laurent
Por Christian Balmer PARIS (Reuters) - Morreu aos 71 anos o estilista francês Yves Saint Laurent, ícone cultural do século 20 que revolucionou a maneira como as mulheres se vestem.
Por Christian Balmer

PARIS (Reuters) - Morreu aos 71 anos o estilista francês Yves Saint Laurent, ícone cultural do século 20 que revolucionou a maneira como as mulheres se vestem.
As criações do reservado Saint Laurent ganharam status de arte. Junto com Christian Dior e Coco Chanel, ele fez parte da elite de estilistas que fez de Paris a capital mundial da moda.
Seu companheiro de longa data, Pierre Berge, disse à rádio RTL que o estilista havia sido diagnosticado com tumor cerebral no ano passado e morreu no domingo em Paris.
Da princesa Grace, de Mônaco, a atriz Catherine Deneuve, as criações de Saint Laurent vestiram diversas mulheres famosas, mas ele também foi o primeiro estilista a tornar as marcas de luxo mais acessíveis ao grande público.

Ele adquiriu fama aos 21 anos de idade e construiu um império de roupas, perfumes e acessórios. Sua empresa foi a primeira do ramo da moda a se lançar no mercado de ações em 1989.
Mas Saint Laurent também sofria de depressão profunda e passou por tratamento contra o alcoolismo. Ele também tornou-se ainda mais recluso no final de sua vida.
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, lamentou a morte do estilista com um comunicado. "Ele estava certo de que a beleza era um luxo que todo homem e mulher precisam", disse.
Berge disse à rádio France Info: "Chanel deu liberdade às mulheres. Yves Saint Laurent lhes deu poder".
"(Mas) ele era alguém muito tímido e introvertido, alguém que tinha poucos amigos e se escondia do mundo."
Uma missa em memória do estilista será realizada na sexta-feira na igreja Saint Roch em Paris, templo tradicional de artistas e músicos.
Saint-Laurent, que se aposentou em 2002, é considerado o responsável por uma mudança eterna nas vestimentas femininas, introduzindo as calças compridas para o dia e o smoking como opção mais elegante.
Ele também popularizou as jaquetas de safári e as botas de cano alto. Suas blusas transparentes tornaram a semi-nudez aceitável na alta sociedade. Além disso, simplificou os trajes de gala e fez de seus ternos de ombro quadrado um clássico.
Yves Saint Laurent começou sua carreira trabalhando para Christian Dior, de quem virou assistente-chefe. Com a morte de Dior, em 1957, ele se tornou o estilista-chefe da marca e rapidamente ofuscou seu mentor.
(Reportagem adicional de Astrid Wendlant e Gwenaelle Barzic)

Nenhum comentário:

Postar um comentário