sexta-feira, 23 de abril de 2010

Fortaleza registra dez assaltos a ônibus por semana

Fortaleza, 19 a mais do que em 2008. Este ano, já foram 83 ocorrências, nos meses de janeiro e fevereiro. A média é de 10 assaltos a cada semana. Os dados são do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus).
O operador de telemarketing Fabiano Ferreira, 27, conhece bem o problema. Somente no ano passado, ele foi vítima de três assaltos a ônibus, sempre na linha José Walter/Parangaba. ``Na última vez, dois homens deram o sinal e entraram normalmente. Um deles pulou a catraca e foi para perto do motorista. Apontou a arma e anunciou o assalto``, lembra. Além do dinheiro que estava com o cobrador, os assaltantes levaram celulares, carteiras e bolsas dos passageiros.
Segundo Fabiano, nas três vezes os bandidos desceram na avenida Presidente Costa e Silva (conhecida como Perimetral), na entrada para o Conjunto Sítio Córrego. ``Eles descem e correm para um matagal que tem por lá. A gente anda com medo, principalmente quando tem poucos passageiros no ônibus. Nem dinheiro na carteira coloco mais. E tento esconder o celular``, comenta.
O levantamento feito pelo sindicato também indica os bairros onde mais ocorreram assaltos. No ano passado, foram Serviluz (48), Autran Nunes (43), Genibaú (26), Vicente Pinzon (24) e Mucuripe (5). ``No Autran Nunes, o problema é quando o ônibus passa perto da comunidade do Alto do Bode``, diz a costureira Maria Oliveira, 37, usuária das linhas que circulam pela área. ``Uma vez, no ano passado, dois adolescentes subiram no ônibus que eu peguei e anunciaram o assalto. Estavam armados com faca, levaram meu celular. Foi horrível.``
Ainda de acordo com os dados do sindicato, o revólver foi a arma mais usada nos assaltos a ônibus (45), seguido de faca (23). O comandante de policiamento da Capital, coronel Jarbas Araújo, afirma que a maioria dos assaltantes é adolescente. Segundo ele, o combate ao crime é feito por meio de blitze nos ônibus. ``Principalmente naqueles bairros onde mais ocorrem assaltos``, informa, citando o Serviluz.
Na blitz, os policiais pedem para o coletivo parar e os passageiros descem. ``Os PMs revistam, procuram armas``, explica. O comandante lembra ainda que a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) trabalha em parceria com as empresas de ônibus para tentar inibir os crimes. Por meio de GPS, a Polícia localiza o ônibus que está sendo assaltado e manda uma viatura para o local.
Veja matéria completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário