quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO LGBT CRESCEU QUASE 40% EM PORTO ALEGRE ENTRE 2011 E 2013

As informações do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), mostram que as denúncias de violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros aumentaram de 28 para 39 em Porto Alegre entre 2011 e 2013, ou seja, 39,3%. O principal tipo de violência denunciada foi a violência psicológica, seguida da discriminação e da violência física, assim como no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Os dados compõem o Mapa da Segurança Pública e Direitos Humanos, elaborado pela Câmara de Vereadores e divulgado à imprensa na quarta-feira. O material de quase 270 páginas é inédito e será detalhado em um seminário na próxima terça-feira, no Plenário Otávio Rocha, na Câmara de Porto Alegre.

Encarregada do assunto na Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) afirma que é difícil fazer um diagnóstico completo devido à falta de informações:
— Ficou evidente a ausência de dados sobre a violência contra a população LGBT. Por conta de legislação federal que ainda não existe. O projeto que criminaliza a homofobia ainda está no Congresso Nacional. Isso só faz agravar o fato de o Brasil ser um dos países campeões em violência homofóbica. No boletim de ocorrência, não existe um campo falando em violência homofóbica, tentativa de agressão pela orientação sexual.
*Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário