sexta-feira, 22 de março de 2013

SAUDE! - ABGLT PEDE EXPLICAÇÕES AO MINISTÉRIO DA SAÚDE SOBRE A SUSPENSÃO DE KIT EDUCATIVO SOBRE DST/AIDS

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) enviou uma carta ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em que pede explicações sobre a suspensão da dsitribuição das cartilhas educativas sobre HIV e aids (saiba mais aqui). 

Na carta, a organização diz que a suspensão do material e aprovação pela bancada evangélica mostra mais uma vez o "patente desrespeito para a laicidade do Estado, ao detrimento da garantia dos direitos humanos, inclusive do direito à saúde por parte de toda a população, indiscriminadamente". Para a ABGLT, a justificativa de que o material não passou pelo Comitê Editorial da atual gestão não procede, pois o mesmo foi produzido na gestão do Ministro Temporão e já vinha sendo utilizado àquela época.

A ABGLT lembra que a população de gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) responde por metade dos novos casos de HIV em jovens, e na opinião da ONG, a causa disso não está em afirmação de que existe uma geração de brasileiros que não foi sensibilizada com o início da epidemia de aids, mas sim na omissão do Governo brasileiro em não tratar de forma séria o enfrentamento a esse problema social. 

No comunicado enviado ao Ministro a ABGLT avisa também que entrará com denúncia junto ao Tribunal de Contas da União "pelos prejuízos causados pela suspensão de um material que consumiu recursos públicos em sua elaboração e produção".
Fonte:AND

Nenhum comentário:

Postar um comentário