quarta-feira, 30 de julho de 2008

Vox Populi revela empate entre três candidatos em Fortaleza

Pesquisa do Instituto Vox Populi divulgada nesta terça (29) revela que três candidatos estão tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de Fortaleza (CE). O ex-deputado federal Moroni Torgan (DEM) e a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT), que concorre à reeleição, estão com 27% das intenções de voto, enquanto a senadora Patrícia Saboya (PDT) aparece com 23%.

O empate acontece dentro da margem de erro, de 3,7 pontos percentuais, para mais ou para menos. Renato Roseno (PSOL) e Pastor Neto Nunes (PSC) mantiveram os 2% de intenções de voto com relação à última pesquisa do mesmo instituto.

Adahil Barreto (PR) e Luiz Gastão Bittencourt (PPS), que aparece pela primeira vez na pesquisa, têm 1% cada. Todos os demais candidatos somam menos de 1%. Não votariam em nenhum dos candidatos, brancos e nulos somam 7% e não sabem ou não responderam, 10%.

Na primeira pesquisa Vox Populi, Luizianne Lins tinha 26%. Moroni Torgan passou de 30% para 27% e Patrícia tinha 21%.

A pesquisa foi solicitada pela TV Jangadeiro, afiliada do SBT. Foram feitas entrevistas com 700 moradores entre os dias 25 e 26 de julho. A pesquisa está registrada na 116ª Zona Eleitoral sob o número 63666/08.

Segundo turno

A pesquisa simulou um segundo turno entre os três candidatos mais bem colocados. Numa possível disputa entre Moroni e Luizianne, o ex-deputado sairia na frente com 46% contra 40% da candidata à reeleição. Neste cenário, brancos e nulos tiveram 9% das intenções de votos e 6% não sabem ou não responderam.

Entre Luizianne e Patrícia, a prefeita também perderia as eleições. Na simulação, a senadora obteve 50% das intenções de voto contra 36% da candidata à reeleição. Brancos e nulos seriam 9% e não sabem ou não responderam, 5%.

Já em um segundo turno entre Moroni e Patrícia, a senadora ganharia o pleito com 48% contra 38% do ex-deputado. Brancos e nulos seriam 8% e não sabem ou não responderam 6%.

Voto espontâneo

Na pesquisa de voto espontânea -quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados- Luizianne Lins se manteve em primeiro lugar com 19%, a mesma porcentagem da primeira pesquisa.

Moroni Torgan também manteve 15% das intenções de voto e Patrícia Saboya passou de 10% para 13%. Renato Roseno manteve 1%. Todos os demais candidatos somam menos de 2%. Não votariam em ninguém, brancos e nulos contabilizam 10% e indecisos somam 42%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário