quinta-feira, 29 de maio de 2008

Beijo gay: Ana Maria Braga, ABGLT, Aguinaldo Silva e Coluna Zapping polemizam


A novela Duas Caras, de Aguinaldo Silva, termina somente no sábado.
O capítulo final será divido em dois devido ao fato de ter ficado muito extenso.
Mas a polêmica do tal beijo gay que rolaria entre Bernardinho (Thiago Mendonça) e Carlão (Lugui Palhares) continua e já está até cansando.
Ontem, novas informações, desencontradas, diga-se, sobre o beijo surgiram na mídia.
No programa Mais Você, a apresentadora Ana Maria Braga, junto com Louro José, fez uma retrospectiva dos casais gays das últimas novelas globais, a começar por Senhora do Destino.
A loira declarou que o beijo gay na TV é um tabu. "É complicado. O autor tem que ter muita responsabilidade".Em seguida Ana chamou o ator Lugui Palhares, interprete de Carlão, para falar sobre a polêmica.
Quando questionado se a cena foi gravada e iria ao ar ele fez cara de quem não podia responder a pergunta.
Após isso a apresentadora soltou uma de suas espetaculares gafes que deixou o rapaz nitidamente constrangido. "Antes de responder se vai ter beijo. Esses casais que a gente mostrou aí, foram alguma referência? No caso de... Sempre tem, acho que o ator sempre tem referências. Ou de pessoas que conhece, ou... Ah, você é estrábico", deixou escapar. Após consertar a saia justa, a entrevista continuou normalmente, sem a revelação sobre a possibilidade do beijo.Diz que dizApesar de nota publicada na última segunda-feira pelo jornal Folha de São Paulo, na coluna Outro Canal de Daniel Castro, de que o beijo seria gravado, também ontem, a jornalista Fabíola Reipert, colunista de Zapping do jornal Agora, afirmou que o beijo não foi gravado.
Aguinaldo Silva, em um post de seu blog, defendeu o chamado "beijo entre iguais". Afirmou ser hipocrisia um povo que não se choca com o fato de um dorso de mulher ter sido incinerado em plena luz do dia, na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, se chocar com um beijo entre dois homens. A notícia, que deixou o autor do folhetim 'horrorizado', foi publicada no jornal O Globo há duas semanas e não teve tanta repercussão.Para ele "o povo brasileiro tem mais com que se preocupar - embora não o faça - e, portanto, o fato de um beijo entre dois homens ir ao ar numa novela de televisão depois das nove horas da noite certamente não fará com que ele mude suas convicções em relação a qualquer tema."Aguinaldo defendeu ainda a exibição do beijo por se tratar de um "dos fatos da vida" e que "é dessa matéria que as telenovelas se alimentam"
.No final do post o autor explica que a cena havia sido gravada na última terça-feira. "foi gravada ontem. E, ao contrário do que publicou aquela fifi de franja (se referindo a jornalista Fabíola Reipert), o beijo foi gravado sim.
Mas se ele vai ser mostrado, aí é outro departamento", completou Aguinaldo que também afirmou ter se sentido "na obrigação de escrever" a cena com o ósculo, mesmo que ela não seja exibida.
O novelista pediu ainda que os internautas "leiam a cena e depois tratem de guardá-la" pois "isso não é apenas um texto - é também um documento, uma prova viva dos tempos interessantes em que vivemos", afirmou.
Toma lá, Dá CáDepois de ter sido chamada de "fifi de franja", Fabíola Reipert publicou hoje em sua coluna nota afirmando que a Globo desmente o autor na história do beijo. "Apesar de o autor afirmar que cena de beijo gay foi gravada, a emissora nega.
Aguinaldo Silva escreveu, ontem, em seu blog, que Thiago Mendonça e Lugui Palhares se beijaram durante a cena em que seus personagem se casam, em 'Duas Caras'. 'A cena não estava prevista na sinopse da novela.
A TV Globo concluiu que ela não é apropriada', diz a Globo.
O que desagradou a emissora foi o fato de o autor criar expectativa (falsa) nos telespectadores. Para acabar de vez com a polêmica, a Globo não permitiu que a cena sequer fosse gravada.
Ainda no blog, ontem, Aguinaldo recuou.
Após afirmar que aconteceu o beijo, ele respondeu a uma leitora que não sabia se a cena havia sido gravada..."Questão de MilitânciaA ABGLT - Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais - enviou nota à Rede Globo, solicitando que a emissora transmita a cena com o beijo escrito por Aguinaldo Silva. "Tendo em vista a possibilidade de ser levado ao ar o beijo entre dois rapazes na novela Duas Caras, vimos até esta emissora solicitar que siga seu espírito inovador e corajoso, mantendo esta cena e transmitindo-a ao público." Toni Reis, presidente da entidade, escreveu que "a transmissão desta cena será de grande valia, pois desta forma será mostrado ao público que a manifestação de afeto entre duas pessoas do mesmo sexo, além de legal conforme a constituição, é absolutamente normal e que é uma realidade, sempre foi e sempre será."Para ele "ao veicular esta cena, a Rede Globo está simplesmente refletindo mais uma faceta da vida cotidiana de milhares de cidadãos e cidadãs brasileiras"

Nenhum comentário:

Postar um comentário