sexta-feira, 30 de agosto de 2013

VACINA EXPERIMENTAL CONTRA A AIDS PASSA POR SEGUNDA FASE DE TESTES

Uma vacina experimental contra a aids, produzida na Tailândia, passará em 2014 pela segunda fase de testes. Segundo Mitchell Warren, da fundação americana AVAC Global para a prevenção do HIV, depois de 30 anos da epidemia, a comunidade científica nunca esteve tão perto de encontrar uma vacina. 

E não é por menos. A descoberta é a primeira a fornecer informações importantes sobre as respostas do sistema imunológico. 

O primeiro teste clínico da vacina foi feito em 2009, quando mais de 31% dos participantes imunizados pelo produto denominado RV144 apresentaram um risco claramente menor de ser infectados pelo HIV, do que o grupo tratado com um placebo. 

Os resultados deste primeiro teste, do qual participaram mais de 16.000 adultos na Tailândia, foram publicados em outubro de 2009, no periódico New England Journal of Medicine. A principal descoberta consistiu no fato de que os anticorpos específicos de uma região particular do invólucro do vírus HIV, denominado V1V2, foram ligados às taxas de infecção mais fracas entre os vacinados. 

Os anticorpos são proteínas produzidas pelo organismo para se defender de agentes infecciosos, como vírus e bactérias. Segundo a hipótese destes virologistas, eles se ligam à zona V1V2 do invólucro do vírus que causam a infecção, bloqueando sua replicação. 

Os novos testes, que serão feitos em 2014, são fruto de uma parceria entre um programa de pesquisas realizado pelo Exército americano e o Ministério da Saúde da Tailândia.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário