sexta-feira, 22 de maio de 2015

MARROCOS. MISTÉRIOS, ENCANTOS E MAGIA. POR DENTRO DO TEMA DO TOP GAY CEARÁ 2015

O tradicional concurso Top Gay Ceará que escolhe a mais bela Miss eleita nos concursos de bairros e cidades da região metropolitana de Fortaleza, este ano terá como tema: "MARROCOS" pais que ficou muito conhecido por nós graças a novela O Clone.
Para você entrar no clima e conhecer um pouco mais dessa antiga nação carregada de História: berberes, cartagineses, fenícios, romanos, vândalos e bizantinos precederam os árabes, fazendo de Marrocos uma encruzilhada geográfica, histórica, cultural e civilizacional.

O Marrocos é um país de sonhos; é um mundo de fábulas, de histórias dos reinados das mil e uma noites com suas danças e comidas exóticas.É uma terra rica em cultura, arte, tradição, artesanato, beleza cênica e lendas. Marrocos nos encanta, ainda, por sua história, seus costumes e sua gente.

É um País formado por nações berberes, cartagineses, fenícios, romanos, vândalos e bizantinos que precederam os árabes, fazendo do Marrocos uma encruzilhada geográfica, histórica, cultural e civilizacional.


Um país do norte de África, limitado a norte pelo Estreito de Gibraltar (por onde faz fronteira com a Espanha), por Ceuta, pelo Mar Mediterrâneo, a leste e a sul pela Argélia, a sul pelo Seara Ocidental e a oeste pelo Oceano Atlântico a noroeste tem como vizinho próximo Portugal. Marrocos é uma monarquia constitucional, com um parlamento eleito democraticamente, mas em que o rei é igualmente o chefe do governo. A economia deste país baseia-se na agricultura, turismo e na industria transformadora e na exploração mineira.


Os Gregos denominavam o estreito de Gilbratar por estreito de Hércules pois, segundo a lenda, África, erguendo as Colunas de Hércules, que seriam Calpe (Gilbratar) e Abila (Ceuta). Segundo a lenda grega foi criado por um golpe de espada do herói grego Hércules, na luta contra o gigante Anteo, que dominava a região de Tanger. Desta forma Hércules separou a Europa da África. A lenda também atribui a Hércules a criação das famosas grutas de Hércules, na costa do Atlântico, onde o herói descansou após realizar seus doze trabalhos.
CASABLANCA: A mais fascinante e divertida é a maior cidade de Marrocos, na costa atlântica tem cerca de 3,7 milhões de habitantes e o maior porto e maior centro industrial e comercial do país. é uma cidade completamente ocidentalizada sendo a capital econômica do Marrocos.

Casablanca está situada na antiga localidade de Anfa, destruída em 1468 pelos portugueses. Em 1515 os portugueses fundaram a atual cidade com o nome de casa branca. Destruída pelo terramoto de 1755, foi reconstruida pelo sultão do Marrocos em 1757. Foi ocupada pelos franceses em1907 que promoveram o seu desenvolvimento. Durante a 2ª guerra mundial desempenhou papel importante: reuniões entre políticos e refúgio de passagem para muitos fugitivos da guerra, esses factos foram inspiradores para a criação do emblemático filme CASA BLANCA hoje um clássico do cinema americano, que fez dela uma cidade emblemática, assim como ao seu RICK`S CAFÉ, cenário de quase todo o filme. Nesta cidade se encontra uma das maiores Mesquitas da Religião Muçulmana - a belíssima mesquita de Hassan II, que pode abrigar 25.000 pessoas em seu interior e mais de 80.000 em sua esplanada.

Marraquecha cidade vermelha- fundada pelos berberes, povo do deserto e importante etnia de Marrocos. Seus palácios e mesquitas são suntuosos, o seu comércio animado, as ruas estão sempre agitadas, e nelas cruzamos com homens e mulheres vestidos com jalaba (túnica típica com capuz) e artistas exibindo sua arte. Marraquech nos deixa com um pé no passado e num clima de histórias das 1001 noites.
AS MONTANHAS ATLAS -  com seus cumes nevados -  conta a lenda que por ter lutado com o deus grego Zeus, o deus Atlas foi condenado a sustentar a abóbada celeste sobre os ombros. Por isto esta cadeia de montanhas leva o nome do deus. Nas montanhas vivem os berberes e os nômades do deserto. É entre as montanhas que podemos apreciar a beleza e originalidade das Kabashs (castelos), majestosas fortificações cor de areia construídas nos oásis, com suas cidadelas abandonadas. A aventura começa em Quarzazate, cidade cinematográfica, cenário de vários filmes. Mas o mais emocionante vivemos em Erfoud, uma caminhada no deserto.

O DESERTO - Conta uma lenda que Deus doou ao Arcanjo Miguel um saco de areia para distribuir pelo mundo, para que ele criasse as praias, as dunas e os desertos. Miguel  começou a construir as praias e o mundo estava cada vez mais lindo. Porém, quando o diabo viu as belezas que Miguel estava criando furou o saco e toda areia caiu onde vivem hoje os árabes. Deus para recompensar o povo árabe por viver em terras que se tornam incultiváveis devido ao vento, deu ao árabe o turbante, que vale mais que a coroa de um rei, pois serve para proteger a cabeça do sol. E deu a tenda ao nômade, o que vale mais que um palácio, pois pode ser transferida de um local para o outro, de acordo com o tempo, o que garantiu a sobrevivência do povo.

O deserto é um lugar mágico. Segundo a tradição todo homem deveria ir ao deserto para encontrar sua alma, a sua verdade individual, pois ele simboliza, também, o vazio. No deserto Moisés recebeu os dez mandamentos e Jesus venceu os demônios internos. No deserto pode-se aprender a arte de descansar e de descobrir nossas riquezas interiores. A caminhada sobre a areia macia é prazerosa e sempre nos dá a ilusão de poder atingir um horizonte, pois o deserto, ao contrário da existência que nunca chega a um horizonte, possui um horizonte onde o sol nasce e um horizonte onde o sol se põe.  Sente-se no topo das dunas para apreciar o pôr do sol. Na terra conhecida como “terra do sol poente”, não se pode deixar de viver o por do sol.  Quando o sol se pôs o céu ficou completamente iluminado pela luz das estrelas. Logo depois surge a Via Láctea, a árvore celeste, com sua luz.

Em Marrocos convivem a modernidade e as antigas reminiscências. Os costumes sui generis incluem a valorização da família e uma hierarquia familiar. Se de um lado a mulher não possui igualdade de privilégios, de outro lado o velho tão desvalorizado em nossas terras é venerado. Lá se aprende o ditado  “quando morre um velho morre um livro”. Assim é Marrocos, um país de fantasia.

Pronto agora é só esperar o dia 01 de agosto e mergulhar neste universo mágico do oriente, na oitava edição do Top Gay Ceará.


Saiba mais sobre o Marrocos revendo esta interessante matéria do Jornal da Record.


Nenhum comentário:

Postar um comentário