sábado, 27 de dezembro de 2014

LUMA NOGUEIRA PODE SER A PRIMEIRA REITORA TRAVESTI DO BRASIL

A Unilab, Universidade Federal de Integração da Lusofonia Afro-Brasileira, teve a primeira reitora negra de uma universidade federal no país, Nilma Lino Gomes, recentemente afastada para assumir o a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. Agora, os estudantes da universidade se organizam e pedem ” Queremos Luma Lá”.
Luma Nogueira de Andrade, Doutora em Educação pela UFC- Universidade Federal do Ceará, mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente, é a primeira doutora travesti do Brasil e também a primeira professora universitária travesti. Luma vem dos movimentos sociais, compreende as demandas por diversidade, cada dia mais necessária de serem compreendidas pela Unilab, uma universidade que reúne brasileiros e luso-africanos.
O recém indicado governador do Ceará, Cid Gomes, é quem escolherá o novo reitor ou nova reitora da Universidade. Esperamos que ele compreenda as demandas dos estudantes e atenda a este pedido coletivo. Segundo Kaio Lemos, aluno do Bacharelado em Ciências Humanas da Unilab, ter a primeira reitora travesti é o caminho lógico da universidade que vem demonstrando pioneirismo no sentido de empoderar minorias historicamente marginalizadas.
Luma é uma reconhecida intelectual pela comunidade acadêmica, além de ser aberta ao diálogo e a construção coletiva de uma educação interdisciplinar e para a diversidade.
A eleição ou escolha de Luma Nogueira de Andrade para a reitoria da Unilab representa um imenso avanço no empoderamento e visibilidade trans. 
Os alunos prometem se organizar arduamente para que a professora Luma seja a nova Reitora da Unilab.
E nós claro engrossamos esta corrente positiva que se levarmos em conta o histórico de respeito a classe LGBT promovido pelo governador Cid Gomes, terá sucesso.
Fonte: Coluna Fernando Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário