segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

EGOÍSTAS, ORGULHOSOS E INVEJOSOS! PESQUISA DATA FOLHA REVELA O QUE OS BRASILEIROS DE OUTROS ESTADOS ACHAM DOS PAULISTANOS.

Pesquisa feita pelo Datafolha durante o início de dezembro, mostra que as imagem que os outros brasileiros possuem dos paulistanos piorou na última década. Segundo os dados colhidos pelo instituto, os nascidos em São Paulo são vistos como mais egoístas, invejosos e orgulhosos. O levantamento, que foi feito em todo o país, menos na capital paulista, foi realizado a partir de seis afirmações às quais os entrevistados responderiam se concordavam ou discordavam, total ou parcialmente. Foram ouvidas 2.896 pessoas em 2 e 3 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O número de brasileiros que acredita que os paulistanos têm inveja do resto do país saiu de 16% para 20%. Assim como a porcentagem que acredita que os paulistanos se julgam melhores que os demais brasileiros pulou de 30% para 39%. A pesquisa havia sido realizada pela primeira vez em dezembro de 2003. Já a ideia de que os demais brasileiros invejariam os paulistanos caiu. Os números que apontavam uma taxa de 13%, agora mostram que 10% concordam com a afirmação.
A frase que rotulava São paulo como "a locomotiva do Brasil" também foi testada pelo Datafolha. Em 2003, 48% concordavam totalmente com a frase, mas neste ano a taxa caiu para 43%. A frase seguinte afirmava: "Os paulistanos se importam mais com seus problemas do que com os problemas dos outros" e teve uma taxa de concordância de 46%, o que mostra um aumento de quatro pontos em 11 anos.
A última setença era: "Os paulistanos trabalham mais do que  os demais brasileiros", ao que apenas 20% da população concordou totalmente. Em todos os demais testes foi apresentada uma piora no desempenho. Atualmente, o Estado de São Paulo perdeu uma importância relativa no PIB (Produto Interno Bruto), o que pode ser uma das razões para alguns números da pesquisa. Um dos outros motivos cogitados para a mudança de opinião pode ser a polarização ocorrida durante as últimas eleições nacionais.
Em relação a visão dos nordestinos sobre os paulistanos, dois comportamentos que vêm destoado fortemente durante as últimas eleições no Brasil, o resultado é pior em todas as afirmações. Ao todo, 67% dos nordestinos acreditam que os paulistanos se julgam melhores que os restantes dos brasileiros. 
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário