quarta-feira, 2 de outubro de 2013

ARAPIRAQUENSES VÃO ÀS RUAS EM FAVOR DO DIREITO DOS HOMOSSEXUAIS

Apoio aos direitos dos homossexuais. Foi esta a mostra que deu o povo arapiraquense durante a 8ª Parada do Orgulho GLBT de Arapiraca, que aconteceu neste domingo (29).
Com o apoio da prefeita Célia Rocha (PTB) e das secretarias Municipais de Cultura e Turismo (Sectur) e de Saúde, o evento ocorreu pela primeira vez no Bosque das Arapiracas, bairro do Centro, com diversas atrações.
Muito além da folia, o momento foi de relexão. "O levante da discussão a respeito do preconceito com os homossexuais é pertinente e a vinda de tanta gente para este evento mostra que Arapiraca virou referência", diz Jairo Campos, reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e padrinho da parada gay.
Segundo ele, todos os países civilizados encaram a orientação sexual com bastante respeito, sendo o homem e a mulher um ser social com direito a se assumir e tornar-se quem é, de fato.
"Estamos aqui a favor da cidadania e da criminilização da homofobia. Isto não é uma festa; é hora conscientizar todos de que somos iguais em todos os aspectos", pontua Marcelo Nascimento, ex-presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bisexuais e Transgêneros (ABGLBT).
Na programação, houve apresentações em cima de um trio elétrico do DJ Faia, de Recife, e do grupo Swing do Bom, além da presença das dragqueens Lavínia Burtner, de Maceió, e Stripperella Über, de São Paulo. "Há pessoas interessadas em saber mais sobre a homossexualidade e, quando percebem, veem que não somos diferentes. Arapiraca está virando o foco da discussão da diversidade", comenta Lavínia.
De acordo com Claudemir Martins, à frente do Grupo Sohmos GLBT Arapiraca, tanto os homossexuais arapiraquenses como de todo o estado estão numa luta só. Este é o oitavo ano que eles, da Sohmos, organizam a parada, sempre com o respaldo da população. Havia milhares de pessoas em toda a extensão do Bosque das Arapiracas, inclusive de outros municípios.
Miss Gay
Neste sábado (28), aconteceu na Tenda Cultural da Praça Luiz Pereira Lima, antiga "Praça da Prefeitura", a 4ª edição do Miss Gay de Arapiraca, tendo como ganhadora Giselly Kevinsky.
Ao longo da semana passada, várias ações foram feitas pelo grupo Sohmos naquela e na Praça Deputado José Marques da Silva, ambas no centro comercial do município, informando sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e acerca da necessidade do uso de preservativos.
Fonte: Ascom Arapiraca

Nenhum comentário:

Postar um comentário