domingo, 26 de junho de 2011

AFP: HOMOSSEXUAIS REIVINDICAM DIREITOS NA PARADA GAY DE PARIS

PARIS — Dezenas de milhares de pessoas participaram neste sábado em Paris da 10ª Parada do Orgulho Gay da França, que este ano leva uma mensagem aos candidatos à sucessão presidencial para que se inspirem no Senado de Nova York, que reconheceu o direito do casamento às pessoas do mesmo sexo.


Ao mesmo tempo, houve manifestações importantes neste sábado em outras cidades europeias como Berlim e São Petersburgo. Em Roma, o desfile aconteceu no dia 11 de junho.

Na sexta-feira, o Senado de Nova York aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo no Estado, em uma histórica votação ao final de um intenso debate sobre o tema.

A chamada "Lei de Igualdade Matrimonial" (Marriage Equality Act) foi aprovada por 33 votos contra 29, após uma série de modificações no projeto original.

A decisão dos senadores de Nova York conforta os militantes franceses, disse Nicolas Gougain, porta voz do grupo Inter-LGBT. Segundo ele, "isso mostra que outros avançam enquanto a França está estagnada".

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo jornal Dimanche Oues-France, a ideia recebe o apoio de uma ampla maioria dos franceses (83% da população), que também aprovam a adoção de crianças por pais homossexuais (58%).

O eleitorado de direita, no entanto, é mais reticente ao projeto, com 41% das pessoas entrevistadas sendo favoráveis ao casamento e 37% à adoção.

A Assembleia Nacional (Câmara dos Deputados) rejeitou em meados de junho um projeto de lei do Partido Socilaista (PS, oposição) para autorizar o matrimônio de casais homossexuais. A esquerda votou a favor, mas uma grande parte foi contrária.

"Queremos a partir de agora mostrar aos políticos que seremos exigentes neste assunto", avisou Gougain, horas antes da saída da passeata da Praça de Montparnasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário