terça-feira, 11 de janeiro de 2011

SUS LIBERA CIRURGIA PARA MULHERES TRANSEXUAIS

Mulheres transexuais vão poder fazer mais facilmente a cirurgia para retirada de útero na rede pública de São Paulo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir do fim do mês, o hospital estadual Pérola Byington, na capital paulista, passará a fazer a operação.

Como até setembro passado o Conselho Federal de Medicina (CFM) considerava que esse procedimento era experimental, ele só vinha sendo feito em hospitais universitários, em número reduzido. Em setembro, o CFM aprovou resolução de que a retirada de mamas, ovários e útero no caso de transexuais pode ser feita em qualquer hospital público ou privado desde que siga as recomendações do Conselho. No Rio, segundo a Secretaria de Saúde de SP, os hospitais estaduais não realizam esses procedimentos.

O hospital Pérola Byington, referência na rede pública paulista para o atendimento à mulher, terá capacidade para fazer cem cirurgias para extração de útero por ano. Os transexuais terão atendimento personalizado, equipe multiprofissional e quartos individuais.

" A ideia é que a gente amplie para outros hospitais no interior não só as cirurgias mas também outros serviços médicos "

O governo paulista espera que outros hospitais estaduais também façam a operação.

- A ideia é que a gente amplie para outros hospitais no interior não só as cirurgias mas também outros serviços médicos - afirmou Rosa Alencar, gerente da área de Assistência Integral à Saúde do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids do estado (CRT).

Segundo a Secretaria de Saúde, já há cinco transexuais a serem encaminhadas ao Pérola Byington para a retirada do útero. Outros 30 transexuais fazem algum tipo de acompanhamento no CRT atualmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário