sexta-feira, 19 de setembro de 2014

MAIS UMA VITÓRIA CONTRA O PRECONCEITO! BRASIL INDICA 'HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO' PARA TENTAR VAGA NO OSCAR

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, anunciou nesta quinta-feira (18), em evento na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, que o longa "Hoje eu quero voltar sozinho", de Daniel Ribeiro, vai representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2015 de melhor filme em língua estrangeira.
A seleção final dos concorrentes na categoria ainda será definida pela organização da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela premiação. Os indicados devem ser divulgados no dia 15 de janeiro. A 87ª edição do Oscar acontece no dia 22 de fevereiro.
"Hoje eu quero voltar sozinho" mostra a história de um garoto deficiente visual e homossexual, Leonardo, interpretado por Guilherme Lobo. Na trama, o protagonista tenta fugir da superproteção da mãe e tem de lidar com as descobertas da adolescência. Um dos temas é justamente um romance jovem gay.

O filme teve estreia mundial no prestigiado Festival de Berlim, em fevereiro. Lá, ganhou o Teddy de melhor longa para um filme com temática LGBT e o prêmio da Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema) de melhor filme da mostra Panamorama. Na época do lançamento no Brasil, o diretor afirmou que houve uma "invasão gay" brasileira em Berlim.
Sobre a produção, Marta Suplicy disse nesta quinta, durante o anúncio: "É uma obra de alta sensibilidade, de linguagem universal. Pode fazer história para nós".
Dizendo-se surpresa com a pré-indicação, a produtora Diana Almeida informou que "Hoje eu quero voltar sozinho" estreia nos Estados Unidos em 7 de novembro. Primeiro, em salas de Nova York e San Francisco, depois em mais 30 cidades. Para ela, o romance gay é mostrado de forma "leve". "É um filme com formato clássico, mas com um protagonista diferente, cego e gay. E deu supercerto", afirmou. "Foram quatro anos e meio para fazer esse filme. É muita pretensão falar que vai ajudar a diminuir a homofobia no Brasil, mas ele passa uma mensagem muito positiva. E os relatos do público até agora foram incríveis, mesmo do público heterossexual." O cineasta Daniel Ribeiro não participou do evento na Cinemateca porque está lançando o filme na Austrália.
A última vez que o Brasil teve um filme indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro foi em 1999, com "Central do Brasil". Também concorreram ao prêmio "O pagador de promessas" (1963), "O quatrilho" (1996) e "O que é isso, companheiro?" (1998).

Adversários
O prazo para o recebimento de inscrições de longas brasileiros se encerrou no dia 10 de setembro. Foram admitidas apenas produções exibidas no circuito comercial pela primeira vez e por pelo menos sete dias consecutivos no período de 1º de outubro de 2013 a 30 de setembro de 2014, comprovado por meio do cronograma de exibição.
De acordo com o Ministério da Cultura, 20 filmes foram inscritos, mas dois deles ("Faroeste caboclo" e "A coleção invisível") não puderam concorrer por terem entrado em cartaz antes da data limite estipulada pela Academia. A Comissão Especial de Seleção era formada por George Torquato Firmeza, Jeferson Rodrigues de Rezende, Luis Erlanger, Sylvia Regina Bahiense Naves e Orlando de Salles Senna.
Os últimos representantes do Brasil na seleção aos indicados a melhor filme em língua estrangeira foram "O som ao Redor" em 2014, "O palhaço" em 2013, "Tropa de elite 2: O inimigo agora é o outro" em 2012, "Lula, o filho do Brasil" em 2011 e "Salve geral" em 2010. E a última vez em que uma produção nacional conseguiu chegar à lista final dos cinco indicados foi em 1999, com "Central do Brasil".
Veja o trailer de "Hoje eu quero voltar sozinho"

Com informações:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário