sexta-feira, 9 de maio de 2014

PREFEITURA RECEBE DENÚNCIA DE ANÚNCIO DE ACOMPANHANTES.

Um outdoor fixado na Avenida do Aeroporto, com fotos de garotas anunciadas como “acompanhantes de luxo”, está sendo alvo de críticas da população e de autoridades por incitar o turismo sexual na Capital. Após receber denúncia sobre a propaganda, o Ministério Público enviou uma notificação para a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), que garantiu tomar as providências necessárias para a retirada da propaganda pela empresa responsável. As informações são da Redação Web do Diário do Nordeste

O outdoor traz o endereço de um site em que garotas de Fortaleza e de outros estados podem ser contratadas após se exibirem em um vasto acervo de fotos. A peça publicitária está fixada no local há mais de um mês e tem dividido opiniões entre os moradores do bairro e de pessoas que passam por ali.

O agricultor Clóvis Alves, de 58 anos, se diz contra à fixação do outdoor mas acredita que nada será feito. “O Brasil é um país onde tudo pode né? Então, fazer o que?”, lamenta. Já estudante Gabriel Arruda tem uma opinião contrária. Ele faz o trajeto onde é possível ver o outdoor todos os dias e fala que não vê nenhum agravante no anúncio. “Não tem foto de mulher pelada ali! Nenhuma criança vai saber do que se trata. Então acho que é normal”, opinou.

Conforme esclareceu o advogado criminalista Ivan Moura, a Prefeitura de Fortaleza autoriza o espaço, mas não é responsável pelo teor da propaganda veiculada. Qualquer publicidade, explica, pode ser autorizada, bastando estar em acordo com as respectivas leis municipais. O advogado assevera ainda que, para a propaganda ser retirada, é preciso que denúncias sejam feitas ao Poder Municipal.

“É um crime, não deixa de ser, e a Prefeitura pode proibir se entender isso”, ratifica o advogado, acrescentando que, caso a gestão municipal não veja o caso como insulto à prostituição, pode permitir a permanência da veiculação da peça.

O advogado e Procurador Federal na Capital José Erivaldo Bezerra explica que anúncios a exemplo do outdoor fixado na Avenida Carlos Jereissati, incitam a prostituição, o que se caracteriza como um crime.

Datada de 1998, a lei sobre propaganda e publicidade no município de Fortaleza proíbe no inciso XXII do capítulo III anúncios que “sejam ofensivos à moral, às pessoas, crenças e instituições”.

Procurada pela Redação Web do Diário do Nordeste
, no início da tarde de ontem, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) disse que uma equipe de fiscais da Célula de Controle da Poluição Visual será enviada ao local para verificar a denúncia de possível ofensa no outdoor e que, caso seja confirmada, o responsável deverá ser notificado, e a placa será removido em até 24 horas.

Notificação

O Ministério Público de Ceará tomou conhecimento da situação na tarde de ontem e já iniciaram as medidas cabíveis. De acordo com Magnólia Barbosa, procuradora de justiça e coordenadora do Núcleo de Gênero Pró-Mulher, a primeira atitude tomada foi procurar o gabinete do prefeito Roberto Cláudio para alertar sobre a situação.

“Já houve intervenção para que a Seuma notificasse a empresa responsável pela publicação para que ela retire o anúncio”, conta a procuradora.
Magnólia Barbosa comenta ainda que, apesar de não haver um regulamento que impeça a veiculação de anúncios como este, a ordem de retirar os cartazes baseia-se em princípios constitucionais. “Nós solicitamos a remoção do anúncio partindo do princípio da dignidade, e no da moral e dos bons costumes, previstos na constituição. A suposta empresa por trás disso está ferindo essas premissas”, comenta.

A procuradora de justiça alega que o conteúdo do anúncio, embora possa ser considerado subjetivo, é passível de interpretações que incitam a prostituição, por isso, configuram-se como criminosos.
Propaganda da Boate Bahamas em SP: no material se lê "onde suas fantasias se tornam realidade"


“Vivemos numa liberdade de expressão, em que uma pessoa ou empresa pode publicar o que quiser, mas vai assumir as consequências por aquilo que publica. Essa propaganda pode ser considerada como incentivo e como exploração da prostituição. A assimilação da informação, por mais sutil que seja, depende de como as pessoas a veem. Nós vemos que é uma propaganda clara da prostituição, não só pelo seu conteúdo, mas pelo local onde está posicionado”, conta Magnólia Barbosa.

A reportagem procurou também os proprietários do site através de telefones encontrados na internet mas as ligações não foram atendidas.

A denúncia do outdoor foi tratada, ontem, durante sessão da Câmara Municipal de Fortaleza, pelo vereador Capitão Wagner (PR).Na ocasião, o parlamentar afirmou que o anúncio causa preocupação, principalmente diante da proximidade da Copa do Mundo, já que os turistas que chegarem pelo Aeroporto logo se deparariam com o cartaz dando ofertas de prostituição e turismo sexual na Capital.
Com informações:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário