terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

"NÃO PODERIA FICAR EM MÃOS ERRADAS", DIZ LÍDER DO PT SOBRE COMISSÃO DOS DIREITOS HUMANOS

O PT evitou, nesta terça-feira (18), nova polêmica com a presidência da CDHM (Comissão dos Direitos Humanos e Minorias) na Câmara, e decidiu colocar o colegiado na conta das comissões que o partido vai liderar este ano.
Para evitar que a CDHM caísse nas mãos do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), o PT fez um acordo com o PTB durante a reunião do colégio de líderes.
Como maior partido da Casa, o PT foi o primeiro a escolher qual das 22 comissões queria presidir. Em seguida, os outros partidos, de acordo com a proporcionalidade (quem tem bancada maior escolhe primeiro).
Para não correr o risco de que a CDHM fosse escolhida pelo PP, o PTB, que tem bancada maior que os progressistas, garantiu o colegiado e depois trocou com o PT pela Comissão dos Transportes.
De acordo com o líder petista na Câmara, deputado Vicentinho (SP), o partido decidiu chamar a responsabilidade para si porque queria evitar uma polêmica como a do ano passado.
— A Comissão de Diretos Humanos era uma prioridade para nós. Nós não poderíamos permitir que essa comissão ficasse em mãos erradas e se repetisse o constrangimento do ano passado.
Em 2013, o PT cedeu a CDHM para o PSC, que indicou o deputado Marco Feliciano (SP) para a presidência. Ele foi acusado, pelos movimentos sociais, de homofobia e racismo e as primeiras sessões foram marcadas por protestos que pediam que o parlamentar renunciasse à presidência da comissão.
Este ano, o deputado Bolsonaro, famoso por declarações polêmicas que também afetam movimentos sociais de homossexuais e de negros, manifestou a intenção de presidir a CDHM para ganhar visibilidade em um ano de eleições.
Mas, desta vez, o PT preferiu evitar o desgaste. Vicentinho afirmou que com os petistas, a CDHM está em melhores mãos.
— Eu avalio que a comissão dos Direitos Humanos tem que ser presidida por alguém que tenha compromissos históricos com os direitos humanos neste País. Com o povo negro, com as pessoas com deficiência, com a comunidade indígena, com pessoas que são excluídas por serem homossexuais, com as mulheres, enfim uma luta pela dignidade das pessoas.
Presidente
O PT ainda não discutiu sobre qual deputado indicar para presidir a Comissão de Direitos Humanos. O partido deve se reunir na noite desta terça-feira para definir um nome.
Além da CDH, o PT ficou com as presidências da Comissão de Seguridade Social e com a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), a mais importante da Casa. A CMO (Comissão Mista de Orçamento), também é do PT por ter a maior bancada.
Com informações R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário