terça-feira, 16 de novembro de 2010

PARQUE DO COCÓ EM CHAMAS

A primeira chamada ao Corpo de Bombeiros foi registrada por volta das 9h20min. Na ligação, um morador da Cidade 2000 pedia que um carro da corporação que se apressasse porque havia um nevoeiro escuro brotando do meio da mata do Parque do Cocó. O fogo se alastrou até as 14 horas de ontem, horário em que os bombeiros conseguiram controlar as chamas após cerca de quatro horas de trabalho.

Dois caminhões da corporação foram usados somente como apoio. Os motoristas não conseguiram entrar na mata fechada do parque ecológico, portanto, o incêndio não pode ser controlado pelos jatos de água. A equipe de cerca de 20 homens aproveitou abafadores para controlar as chamas. Usou também a técnica de construção de aceiros – com o fim de tirar o combustível para o incêndio, os bombeiros cortaram de dois a quatro metros da vegetação para dar descontinuidade. As iniciativas conseguiram impedir a propagação ainda maior do fogo.

“Essa época do ano é comum haver incêndios e a gente já está preparado. A falta de chuvas deixa o Parque com a vegetação seca. O vento também propicia as chamas a se alastrarem”, esclarece o coordenador de operações dos Bombeiros, major Alfredo de Carvalho. Apesar de as mangueiras do caminhão do Corpo de Bombeiros não terem conseguido acesso ao local, o major conta que a equipe da área é treinada para atuar naquela região. “O Cocó é todo mapeado”. No início de outubro, outra queimada atingiu uma parte menor do parque, na altura da Sebastião de Abreu.

“O incêndio só atingiu uma área com capim, não chegou na área do mangue”, informa o subtenente Araújo Garcia, da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA).

Até o fechamento desta edição, não foi possível precisar o motivo do incêndio. Segundo os Bombeiros, uma área de dois km de extensão foi destruída. “Pode ter sido uma ponta de cigarro, ou causa natural, da própria temperatura da área”, pontua o major Alfredo de Carvalho. A razão será investigada. O POVO flagrou no chão do parque dois fogos de artifício.

Por volta das 20h, novos focos de incêndios foram registrados no Cocó e os Bombeiros foram chamados para conter as chamas.
ENTENDA A NOTÍCIA

O Parque do Cocó tem cerca de 1.150 hectares e, ao redor, é a área de grande especulação imobiliária de Fortaleza. Uma das últimas reservas verdes da cidade, o mangue tem o papel de regular o clima e é berçário para várias espécies do mar.
O Povo.

Um comentário: