quinta-feira, 19 de junho de 2008

Histórico da madrinha da IX Parada pela Diversidade Sexual do Ceará.



LENA OXA
Lena Oxa é como me chamam artisticamente! Meu nome de registro civil é Afrânio de Medeiros Fialho, Tenho 40 anos de idade e nasci em Fortaleza. Sou artista nato e faço shows pelo Brasil afora por mais de vinte e cinco anos!
Comecei a fazer shows ainda muito jovem aqui em Fortaleza. Estudava no Liceu do Ceará , naquela época tinha 16 anos e já fazia alguns laboratórios pois já gostava muito de me apresentar nos palcos e minha intimidade com o tablado era tamanha...
Observava muito todos aqueles meus amigos com mais experiência artística!
Alguns falavam que eu não tinha jeito e que eu era feio mas aquelas afirmações nunca me desanimaram!
Sempre que eu tentava me apresentar eu era expulso ou tomava uma suspensão da escola, kkk era hilário.
Na época havia o grupo metamorfose. O grupo era composto por artistas bons, maravilhosos e eu queria estar juntos deles , mas não tinha chance alguma. O grupo era muito fechado mas nem por isso me desanimei ( coloquei uma coisa na cabeça ) VOU SER O MELHOR um dia !!! O grupo metamorfose era dirigido por Luciano Costa ( dublava o Ney Matogrosso ).
Tive muitas dificuldades na minha vida para divulgar o meu trabalho e as boates fechavam as portas para mim. Na época existia a boate Casa Blanca cujo proprietário, O GADELHA, me deu a primeira oportunidade! A Casa Blanca foi uma das primeiras boates Gay do centro da cidade e lá permaneci por 3 anos de muito sucesso. Eu era vanguarda na época!
Comecei lá através de um concurso de novos talentos fazendo uma performance de Tina Turner. Não preciso dizer que foi um escândalo e que fui classificado em primeiro lugar...
Por causa de minha orientação sexual fui colocada para fora de casa, pelo meu pai, o que não se caracterizou como novidade pela formação machista de toda família brasileira e alcei vôos mais altos indo em busca de horizontes mais promissores. No dia dos meus 15 anos , ganhei dele , do meu pai, uma passagem para Salvador
E foi lá que comecei a desenvolver meus dotes artísticos!
Só comia se trabalhasse e aqueles foram dias difíceis na minha vida!
Mais eu não podia desistir !!
Salvador me ensinou tudo que eu queria e podia saber Sobrevivência, Determinação e estilo de vida! Na Bahia conheci também Paloma Prado minha melhor amiga , ate hoje somos amigas ...Tenho muita admiração por ela ...
Trabalhei nas boates: Tropical, Holmes e Ice Kiss, com os melhores artistas da Bahia, Dion, Marqueza , July de Glamour, Bagagerrye Spilberg e Fabiane Galvão. Trabalhei também como estilista pois não sabia que eu tinha o dom de desenhar. A fome e a necessidade me fizeram, ver e descobrir grandes habilidades que eu não sabia que as detinha!
Tive a Honra de trabalhar com o Grande Militante Luiz Mott na Bahia foi ai que eu comecei a me entender no meu lado Político, sempre abracei a causa . Lá no GGB tivemos a necessidade de fundar a ATRAS (Associação das Travestis de Salvador ) que tínhamos a preocupação de direitos de cidadania e militância na razão das travestis fiz a causa ser hoje em dia respeitada , nessa época foi um período muito gratificante para mim pois alina minha alto estima estava sendo graduadamente elevada, foi um período muito gratificante ...
Trabalhei ainda na Bahia, durante 12 anos nas Lojas Esplanada , como estilista e vitrinista.Começava eu, uma nova vida por ali. Trabalhei com o que era melhor na Bahia, os melhores! Mas....... EU QUERIA MAIS!!!!!!!!!!!!! Resolvi alçar um vôo mais alto!EUROPA! ITALIA!!!!!!!! Era a necessidade de vida boa, de viver melhor! Minha vida por lá, na Bahia, era muito complicada e viver de show , no Brasil, naquela época não proporcionava qualidade de vida!
Fiz um investimento e fui para Europa, investimento esse que eu tinha que mudar minha aparência para formas mais femininas. Coloquei silicone aqui ali, foi maior babado a mudança.....................................pronto mudei ...
Só que a vida na Europa e muito mais complicada e a sobrevivência muito mais dolorosa que no Brasil. Como diz o ditado: OLHO NO OLHO DENTE POR DENTE, TERRA QUE FILHO CHORA E MÃE NÃO VER !!!! Meu Deus, não gostava da vida por lá, não era aquilo que eu queria, mas mesmo assim ainda passei 6 anos por lá. Comecei trabalhando fazendo roupas e artesanato e vendendo por lá, com ajuda de minha amiga Karina Rossi.
Voltei para o Brasil nunca mais voltei e viver na Europa! Queria viver minha vida com sempre quis, fazendo meus shows não importa se eu ganho menos o que importa e que eu faço o que gosto e sei fazer, mais voltei para o Brasil sabendo que ia enfrentar as mesmas dificuldades Mas..... fui perseverante, lutando contra tudo! Trabalhei fazendo pulseiras e colares para vender entre gays e travestis na cidade. Pedi muitas vezes para mostrar meu trabalho aqui no Ceará mas as portas se fechavam! As pessoas não me davam oportunidade alguma para eu mostrar quem eu era, ou o que eu podia fazer.
( Acho que PELO FATO DE SER SER TRAVESTI ) Passei por muitas discriminações , ate que eu encontrei Paulo Diógenes, a famosa Raimundinha que me deu uma força me ajudando a entrar de vez no mercado artístico e mostrar meu trabalho. Dai então comecei a trabalhar em uma, duas casas e ai foram surgindo mais oportunidades!!!!!!!!!!!
Oportunidades para eu mostrar o meu trabalho como artista que sou, ao longo dessa minha trajetória de vida. Fui apresentadora da Boite Divine onde passei 7 anos de minha vida fazendo shows!!!!!!!!! Fiz 2.048 shows no período de 7 anos!!!!!!!!! Posso afirmar que lá pude desenvolver minha habilidade de conviver e tratar as pessoas das mais distintas classes e níveis sociais!
Nesse período encontrei Jacksom Milfont, uma das grandes pessoas de minha vida. Se Deus colocou alguém para estar perto de mim com certeza colocou ele, ele foi muito importante no meu sucesso aqui em Fortaleza e o amo como um filho que eu não tive.
A vida me concedeu a sorte de aprender a fazer as pessoas riem e até hoje desenvolvo esse meu trabalho. Não sei se sou fina ou caricata , isso pra mim não importa. O que me importa é levar e fazer alegria onde tem tristeza, fazendo um bom show! As coisas mudaram! Tive a sorte de trabalhar com Eduardo Praciano que foi meu padrinho de TV fazendo o programa TALENTOS DA TERRA. Gravei alguns programas com ele a uns 10 anos atrás. Nele me inspirei e é de onde tiro inspiração para criar meus textos e lançar novos artistas que precisem de um destaque para valorizar e aflorar também seu lado profissional. Todos precisam ser valorizados !
Tive e oportunidade de ser convidada para participar da gravação do Programa Manias de Você, um programa feito em uma TV local com destaque e abrangência e visibilidade em todo o Brasil e América Latina e que é feito especialmente para um publico adulto. No programa Manias de Você é onde você encontra informação e sexualidade. Tenho trabalho em parceria com Regininha Duarte durante 4 anos e meio de sucesso e a cada dia que passa eu aprendo muito mais. Programa voltado diretamente para o publico GLS em geral.
Trabalho ainda em boates e eventos fora de minha cidade levando sempre o bom humor entre as pessoas de uma forma diferente, falando e contando situações engraçadas ( Não sou Humorista ). Trabalho fazendo concursos para destacar sempre NOVOS TALENTOS como uma forma de evitar que essas pessoas ávidas por uma chance não venham a passar pelo que passei quando tentava mostra minha arte e me era negada a tão desejada sonhada oportunidade. Hoje posso proporcionar a todos, os que de mim se aproximam, a oportunidade fazendo o que mais gosto.....SHOWS!!!!!!!!!!!!!!!!.
Tive a participação central na organização da segunda parada de Fortaleza PARADA PELA DIVERSIDADE SEXUAL DO CEARÁ no ano de 2001 com organização do Joca (Barraca ), GRAB - Grupo de Resistência asa Branca, fazendo assim Fortaleza ser a 3° maior Parada do Brasil. Foi muito difícil fazer com que as pessoas assimilassem a idéia mais a Parada ta ai, e o maior sucesso na Cidade.
Obrigada a todas as pessoas que gostam de meu trabalho. Aquelas que não gostam ,é um direito delas!!! A mim me interessa a consciência do que faço em prol de meus semelhantes!
Julgamento? Só um poderá julgar nos dias do juízo final!!!!!!!!!!!!!
Dia 27 de Maio de 2008 Lena Oxa no Plenário 13 de maio recebendo do Sr. Deputado Estadual Artur Bruno a Comenda dedicada ao dia do Humor Cearense , Homenagem feita na Assembléia Legislativa de Fortaleza, pelo longo de sua História de seus 27 anos de luta no meio GLS.
A Comenda foi dedicada pelos Deputados, Francisco Caminha, e Agostinho Morreira e o Sr. Geilson Cajuí
( Assessor parlamentar chefe ) foi o responsável pela entrega da Placa .
Lena Oxa é a madrinha da IX Parada pela Diversidade Sexual do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário