terça-feira, 11 de agosto de 2009

EM NOTA ENVIADA À IMPRENSA TONY REIS PRESIDENTE DA ABGLT PARABENIZA REPORTER DE VEJA POR ENTREVISTA COM PSICÓLOGA HOMOFOBICA


Parabéns à jornalista Juliana Linhares pela coerência das perguntas feitas na entrevista com Rozângela Justino (Revista Veja, 12/08-abaixo).
Infelizmente, não podemos parabenizar a entrevistada. A psicóloga fere frontalmente os princípios da ciência, a Organização Mundial da Saúde e o código de ética de sua profissão, ao pretender mudar a orientação sexual dos homossexuais, com base em suas convicções religiosas. Na mesma semana dessa entrevista, a Associação Norte-Americana de Psicologia (APA) declarou que "não há qualquer evidência que apoie a afirmação de alguns profissionais, de que a orientação sexual pode ser alterada por terapia". No exercício da profissão de psicólogo(a), há de ter respeito à cidadania das pessoas LGBT, e não o incentivo ao preconceito, à discriminação e ao estigma.
Nas palavras da juíza Emília Maria Velano, em sentença quanto à alegação de inconstitucionalidade feita por Justino sobre a Resolução 001/99 do Conselho Federal de Psicologia: "O Conselho Federal de Psicologia tem a obrigação de reprimir esse comportamento, principalmente no que concerne ao tratamento de homossexuais em consultórios de psicologia, como se fossem doentes sujeitos a transtornos."
Toni Reis
Presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais - ABGLT

Um comentário:

  1. NÃO ENTENDO: A INICIATIVA FOI DO PRÓRPIO PACIENTE HOMOSSEXUAL QUE, POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE, PROCUROU A PSICÓLOGA PARA UMA REORIENTAÇÃO SEXUAL DE ALGO QUE O PERURBAVA. NÃO SERIA FALTA DE RESPEITO COM O PRÓXIMO, SÓ PORQUE DIVERGE DE SUAS OPINIÕES?NÃO ESTARIA O MOVIMENTO GLT TOTALITÁRIO AO DISCRIMINAR O HETEROSSEXUAL? MUITA INCOERÊNCIA!

    PARECEM QUE NÃO SABEM O QUE DIZEM NEM PENSAM ANTES DE EXPOR SUAS CONVICCÇÕES, SE É QUE AS TÊM.

    ResponderExcluir