segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Bairro José Walter realiza parada gay


A noite de ontem foi mais alegre, colorida e democrática para o Conjunto José Walter. A luta contra a homofobia e pelo respeito ao direito do outro de ser diferente esteve em foco no evento que quebrou a rotina do domingo: a III Parada pela Diversidade Sexual. Embora sem o público esperado de 10 mil pessoas - ao término do evento, os organizadores estimaram em três mil e a Polícia Militar do Ceará em dois mil -, a parada gay conseguiu envolver os moradores que foram ao polo de lazer do bairro.

Atentos, os populares ouviram os inúmeros discursos, centrados sobretudo no direito que cada pessoa tem de "ser hetero, homo, lésbica ou transexual, conforme sua opção sexual", defendeu o organizador Fernando Marçal. Também dançaram embalados pelos dois trios elétricos que conduziram a parada e, ainda, ao som de menor potência que era emitido de pequenos veículos em diversas esquinas ao longo dos trechos percorridos, na Avenida C, Rua 41, Avenida D e Rua 69.

Predominaram a alegria e o clima de festa entre organizadores e moradores do José Walter. Segundo Fernando Marçal, o bairro é o único do Brasil que realiza uma parada pela diversidade. "Para a promoção desse grande evento, é muito importante a ajuda que recebemos de todos os envolvidos", fez questão de lembrar.

Outra pessoa que se destacou pela forma enfática de suas declarações foi a apresentadora do programa Manias de Você, que vai ao ar na madrugada de quarta para quinta-feira pela TV Diário. Como animadora, Regininha se dividia: ora era irreverente, ora conclamava os presente para a campanha pelo fim da discriminação, "porque somos todos iguais e filhos de Deus".


Menos violência

O ativista contra a homofobia e coordenador de Políticas pela Diversidade Sexual da Prefeitura de Fortaleza, Orlaneudo Lima, frisou que o evento do Conjunto José Walter mostra a mobilização e a organização daqueles que acreditam num mundo mais justo, sem violência e sem discriminações. E a multidão não se fez de rogada e reforçou essa grande luta. Crianças, jovens e adultos deram uma sonora vaia na homofobia, como conclamaram os organizadores.

ENQUETE

Para você, o que significa participar deste evento?
"É uma honra muito grande, principalmente porque estou representando meu bairro. Estou muito feliz pelo título"

Lorrana Layser

24 ANOS

Rainha do evento
"Participo dessas paradas há cinco anos e procuro mostrar que, para Deus, somos todos iguais, sem discriminação"

Regininha Duarte

37 ANOS

Apresentadora

MOZARLY ALMEIDA
Reporter do Diário do Nordeste