domingo, 14 de junho de 2009

Entre mulheres


SÃO PAULO – A professora Edith Modesto teve que entender e compreender a homossexualidade masculina. Assim, aceitar seu filho caçula gay. Para isso, fundou o Grupo de Pais Homossexuais (GPH) e, nesse meio tempo, escreveu livros como A Vida em Arco-Íris (Record, 2006) e Mãe Sempre Sabe? (Record, 2008).

Agora em 2009, ela chega com mais um livro dedicado às lésbicas. Trata-se de Entre Mulheres: depoimentos homoafetivos (Edições GLS, 2009), que será lançado neste sábado, 13, na Saraiva MegaStore, no Shopping Páteo Paulista, às 20h.

No livro, Edith Modesto procura desvendar esse mistério que envolve o relacionamento lésbico que, para muitos, é colocado em segundo plano no hall da homossexualidade. São com depoimentos que ela procura desvendar este segredo de mulheres que se amam.
Elas por elas – O livro é uma espécie de “elas por elas” em depoimentos que se desdobram em dois longos capítulos. O primeiro deles parte de entrevistas com as meninas. Já o segundo capítulo é com depoimentos espontâneos. Neste se percebe melhor as angústias em torno da homossexualidade, que tem algo em comum no meio gay.

“Minha mãe diz que preferia que eu morresse”, “minha mãe acha que é modismo”, “muitas vezes desejei a morte”. Estas são algumas frases de impacto que dão os nomes aos subcapítulos das lésbicas adolescentes. Já no capítulo com das lésbicas adultas a coisa não muda tanto. “Minha mãe não se conforma”, diz um dos subcapítulos e outro demonstra a aversão à filha lésbica “Espancá-la até ela virar mulher de novo”, disse uma das mães.

Todas essas aventuras e desventuras no meio lésbico são colhidas a partir da vivência de Edith Modesto no GPH e também no seu Projeto Purpurina, que ela desenvolve com jovens gays e lésbicas com atividades culturais. A bissexualidade feminina também é melhor abordada para uma compreensão mais acertada dessa dualidade no meio lésbico e como ela se forma.
No entanto, o trabalho da autora diante da temática homossexual, seja ela lésbica ou gay, é o de tornar este assunto natural. Como Edith mesmo costuma afirmar, “a homossexualidade é uma condição natural, assim como a heterossexualidade e, portanto, não é uma opção nem algo que se aprenda”. De fato, não é! Mas aprender como essa não aceitação acarreta em múltiplas formas de comportamento é possível com uma boa leitura de Entre Mulheres, principalmente para ouvir o que as lésbicas dizem e pensam delas mesmas.

Serviço: Lançamento: Saraiva MegaStore, Pça. Oswaldo Cruz, Paraíso - São Paulo (SP), [próximo à estação brigadeiro do metrô]; a partir das 19h às 22h.Entre Mulheres: depoimentos homoafetivos [Edições GLS], de Edith Modesto 169 páginas; R$ 387,80

Nenhum comentário:

Postar um comentário