O número de brasileiros que acredita que os paulistanos têm inveja do resto do país saiu de 16% para 20%. Assim como a porcentagem que acredita que os paulistanos se julgam melhores que os demais brasileiros pulou de 30% para 39%. A pesquisa havia sido realizada pela primeira vez em dezembro de 2003. Já a ideia de que os demais brasileiros invejariam os paulistanos caiu. Os números que apontavam uma taxa de 13%, agora mostram que 10% concordam com a afirmação.
A frase que rotulava São paulo como "a locomotiva do Brasil" também foi testada pelo Datafolha. Em 2003, 48% concordavam totalmente com a frase, mas neste ano a taxa caiu para 43%. A frase seguinte afirmava: "Os paulistanos se importam mais com seus problemas do que com os problemas dos outros" e teve uma taxa de concordância de 46%, o que mostra um aumento de quatro pontos em 11 anos.
A última setença era: "Os paulistanos trabalham mais do que os demais brasileiros", ao que apenas 20% da população concordou totalmente. Em todos os demais testes foi apresentada uma piora no desempenho. Atualmente, o Estado de São Paulo perdeu uma importância relativa no PIB (Produto Interno Bruto), o que pode ser uma das razões para alguns números da pesquisa. Um dos outros motivos cogitados para a mudança de opinião pode ser a polarização ocorrida durante as últimas eleições nacionais.
Em relação a visão dos nordestinos sobre os paulistanos, dois comportamentos que vêm destoado fortemente durante as últimas eleições no Brasil, o resultado é pior em todas as afirmações. Ao todo, 67% dos nordestinos acreditam que os paulistanos se julgam melhores que os restantes dos brasileiros.
Fonte:Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário