No ar desde abril deste ano no YouTube, o canal gay Põe na Roda já reúne mais de 145 mil inscritos com seus vídeos que abordam com humor questões relacionadas ao universo LGBT. Sob comando de Felipe Abe, Nelson Sheep e Pedro HMC, o trabalho feito na página vai estrelar a campanha Livres e Iguais, da Organização das Nações Unidas (ONU). O trio falou sobre o assunto em entrevista para o blog da jornalista Sonia Racy, do Estadão.
De acordo com Pedro, que é, também, roteirista do quadro de Dani Calabresa no 'CQC', o canal surgiu de necessidades pessoais. "Como gay, me sentia pouco representado nesse segmento, e pensei em um canal light, para ser visto em família, sem tanta militância e ativismo". Sobre a campanha para a ONU, ele explicou que o projeto existe desde 2011 e tem como embaixadores Rick Martin e Daniela Mercury. A contribuição do Põe na Roda vai ser na produção de vídeos humorísticos para auxiliar empresas, como Google, Itaú e Carrefour, a ajudar seus funcionários a aceitar LGBTs como companheiros de trabalho.
No site da ONU, o programa é descrito como uma campanha global para promover igualdade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), com objetivo de aumentar a conscientização sobre a violência e a discriminação homofóbica e transfóbica e promover um maior respeito pelos direitos das pessoas. Como parte dos trabalhos, já foi lançado uma cartilha sobre o tema, disponível em português neste link. O livro, de 60 páginas e com o título Nascidos Livres e Iguais, foi concebido como uma ferramenta para ajudar os Estados a compreender melhor as suas obrigações e os passos que devem seguir para cumprir os direitos humanos.
Veja, abaixo, o vídeo que fala sobre a campanha:
Com informações:Comunique-se
Nenhum comentário:
Postar um comentário