Após atrasos no cronograma, o Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe, em Fortaleza, acompanha o momento eufórico da Copa do Mundo e se prepara para realizar, na próxima segunda-feira (16), a primeira operação, recebendo o navio MSC Divina, que chegará à Capital com cerca de 3.500 mexicanos. Entre embarques e desembarques, 5.600 visitantes farão o teste inicial do terminal, dos quais 4.100 vão permanecer dois dias hospedados na embarcação.
A atracagem do navio, prevista para as 5h de segunda-feira, deve ser feita em um berço do porto, já que a estrutura específica do terminal ainda não teve a dragagem concluída. De lá, os passageiros serão encaminhados ao equipamento. "Quando o berço foi feito, sofreu um processo de assoreamento. Fizemos a licitação para solucionar isso, mas nenhuma empresa compareceu, esperamos que em outubro a dragagem esteja concluída", projeta o diretor-presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda.
Depois de atracar, cerca de 1.500 mexicanos deixam o navio e partem de avião rumo ao México, e outros 2.100 desembarcam na Capital de voo charter e vão se hospedar na embarcação. A recepção do grupo ficará a cargo da própria CDC, com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza, com apresentação de quadrilhas juninas e distribuição de comidas típicas do Estado, como castanhas e rapadura.
O MSC Divina foi fabricado em 2012 e tem capacidade para abrigar 4.345 hóspedes, além de 1.370 tripulantes. Com pouco mais de 330 metros de comprimento e pesando quase 140 mil toneladas, a embarcação vem de Recife, acompanhando, com os torcedores, o percurso da seleção mexicana. A saída do navio está prevista para as 5h da próxima quarta-feira (18).
De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), dos 350 mil turistas que devem visitar o Ceará em função do Mundial, cerca de 12,4% virão para assistir o confronto entre Brasil e México na próxima terça-feira (17).
Fonte:DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário