Uma campanha do biscoito Oreo no Facebook com a imagem de um biscoito
com um recheio nas cores do arco-íris - o tradicional símbolo gay - foi
"curtida" por mais de 200 mil internautas e teve mais de 60 mil
comentários.
A imagem do biscoito de chocolate, postada na segunda-feira, aparece
acima da data "25 de junho" e da palavra "orgulho", em referência ao Dia
do Orgulho Gay, seguida ainda da frase "Orgulhosamente apoie o amor!". O
Dia do Orgulho Gay na verdade é celebrado em 28 de junho, mas o mês de
junho tradicionalmente é o mês do orgulho gay em diferentes partes do
mundo. O biscoito multicolorido foi especialmente criado para a campanha
e não está à venda.
A página do Oreo conta com quase 27 milhões de seguidores. A maior
parte dos comentários deixados abaixo da imagem do biscoito
multicores foram positivos, mas muitos foram críticos em relação à
campanha publicitária. A internauta Judith Farry deixou o seguinte
comentário: "Obrigado...e esse é o mais LINDo biscoito que eu já vi".
Rebecca Hoffman comentou que "já não é sem tempo que marcas passem a
mostrar apoio às coisas que importam para elas. Todo mundo tem a sua
opinião e a Oreo está mostrando a sua".
Passagens bíblicas
Muitos cristãos evangélicos condenaram a iniciativa postando passagens
da Bíblia. Beth Hart afirmou que "Deus, em seu infinito amor diz que a
homossexualidade é sodomia, é uma abominação à luz do Deus divino. O
amor é a verdade".
Alguns deixaram comentários abertamente homofóbicos, como Andy
Fischer, dizendo que "homens brancos, asiáticos e latinos irão
reconquistar esse nosso grande país e expulsar os maricas que estão
tentando espalhar sua doença na mente de nossas crianças. Oh, que dia
feliz seria esse!".
Basil Maglaris, diretor-assistente de Assuntos Corporativos da Kraft,
que possui a Nabisco, empresa que produz o Oreo, afirmou que a imagem
do biscoito foi uma homenagem ao Mês do Orgulho Gay. "Como empresa, a
Kraft Foods tem uma história de orgulho em celebrar a diversidade e a
inclusão. Nós acreditamos que o anúncio do Oreo é um divertido reflexo
dos nossos valores", afirmou Maglaris.
O anúncio integrou a celebração de 100 anos da Oreo. A companha vem
postando novos conteúdos diariamente, para marcar o aniversário. Muitas
grandes empresas enviaram representantes para paradas gays realizadas
nos Estados Unidos no último final de semana, entre elas a Bud Light, a
Wells Fargo, a Johnson & Johnson e a Coca-Cola.
O anúncio do Oreo já desencadeou outra campanha, uma petição online
defendendo a criação real do biscoito arco-íris. Os defensores da
iniciativa alegaram motivos ideológicos, bem como de consumo: "1. Os
gays merecem direitos iguais. 2. Ele parece ser delicioso. Por favor,
assine aqui e diga que você quer ver o 'Oreo Gay' nas prateleiras muito
em breve!".
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário