segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
LOGO 2016 - COMITÊ OLÍMPICO NEGA PLÁGIO
Mal foi lançado e a logomarca da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, já gerou polêmica na internet, por conta de uma suposta acusação de plágio.
A imagem, apresentada na virada do ano, foi criada pelo designer Fred Gelli e traz as cores da bandeira nacional e três pessoas dando as mãos, delineando o formato do Pão de Açúcar.
Toda a criação foi mantida em absoluto sigilo. Mesmo assim, internautas questionam nas redes sociais a originalidade do desenho, já que existe uma grande semelhança com a logomarca de uma ONG americana e com o quadro "A dança", do pintor francês Henri Matisse.
O designer afirma que as semelhanças não podem ser negadas, mas que está tranquilo em relação às acusações de plágio, já que houve muita pesquisa antes de finalizar o projeto.
Com a ausência de seus representantes, a assessoria de imprensa das Olimpíadas do Rio emitiu uma nota comentando o assunto.
Confira o texto na íntegra:
"O Comitê Organizador Rio 2016 realizou uma extensa busca mundial de marcas que tivessem elementos presentes na marca dos Jogos Rio 2016. E tanto o Comitê como o Comitê Olímpico Internacional (COI) avaliaram que as marcas encontradas na busca não apresentavam conflito com a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016."
Outra semelhança apontada pelos internautas é com uma obra de arte bastante conhecida, o quadro La Danse, do pintor francês Henri Matisse. A obra retrata cinco corpos nus dançando de mãos dadas.
esse aí em cima é o Matisse original?Pois vi umbem diferente fazendo buscas no Google.Na verdade vi mais do outro do que deste.
ResponderExcluirEita criatividade tupiniquim....
ResponderExcluirEita criatividade tupiniquim....
ResponderExcluir