De acordo com o sociólogo Paulo Décio, os comentários são herança da ditadura militar, quando a democracia não tinha vez. Décio classifica os autores dos xingamentos como "pessoas limitadas que apenas conseguem pensar em poucos caracteres". O sociólogo referiu-se ao fato de que no Twitter, apenas pequenos comentários são permitidos.
"Isso é um preconceito lamentável. A democracia se encarregará de extirpar esse tipo de coisa. É algo racional e absurdo. São comentários movidos pelo ódio de gerações que nem tem conhecimento da história política do Brasil", opinou o sociólogo.
Para Décio, os ataques xenofóbicos, na verdade, são uma nova versão do preconceito classistas contra os nordestinos que saem de casa para tentar a sorte em grandes centros, como São Paulo.
"Isso é uma aversão contra a autonomia das pessoas. A democracia tem que aceitar a derrota", finalizou.
ORGULHO DE SER NORDESTINO!
Contra os ataques xenofóbicos foi criado um fórum de discussão “Orgulho de ser nordestino”. Nele, não apenas nordestinos se mostraram contrários aos xingamentos, mas também pessoas de outras regiões do Brasil condenaram os ataques postados no Twitter.
Lei
A Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989, que trata de crimes xenofóbicos, em seu artigo 1º (com a redação determinada pela Lei nº 9.459, de 13 de março de 1997), diz que "serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional".
Os delitos tipificados por esta lei englobam a conduta de segregar estrangeiros, que vem a ser delito inafiançável e imprescritível (Constituição da República, artigo 5º, inciso XLII).
Correio do Povo.
Os comentarios acima são um absurdo e um desrespeito ao nordeste,mas isso também boa parte é culpa dos proprios nordestinos e das pessoas de Fortaleza que quando veem ou recebem esses "paulistas" em boates ou lugares comerciais tratam eles como superiores,superior é o caralho.nos estamos na nossa terra,terra do sol e de gente bonita,e é so colocar esses amarelos e sem sal dos paulistas no lugar deles quando nos batermos com eles em ruas ou boates,mostrar que somos superiores a eles em tudo,principlamente em localidade de estado.
ResponderExcluirCONCORDO COM VOCÊ WLADIMIR TEMOS QUE TER ORGULHO DE SERMOS NORDESTINOS.TEM GENTE BOU LÁ NO SUL MAS É PRECISO COMBATER VERMES COMO ESSAS RACHADAS QUE ENVERGONHAM TODAS AS MULHERES, ELAS SIM AGEM COMO SUB RAÇA.
ResponderExcluirCLAUDIO
"COMBATER VERMES", "amarelos e sem sal" e "mostrar que somos superiores a eles em tudo" também é preconceito. Se você é contra o preconceito, meça suas palavras, ao invés de usufruir de mesma ignorância de quem os atacou.
ResponderExcluir