domingo, 4 de julho de 2010

RIO DE JANEIRO INAUGURA CENTRO DE SERVIÇOS DE APOIO A LGBT

Mais de 300 pessoas compareceram na última quinta-feira, 01, à inauguração do Centro de Serviços de Apoio a LGBT, aos Religiosos e às Pessoas Vivendo com HIV-Aids. O espaço tem 1.500 metros quadrados, no 7º andar do prédio da Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro.

Financiado com recursos públicos, este centro pertence aos aproximadamente 1,5 milhão de LGBT que vivem no estado do Rio. Entre os serviços oferecidos, a população agora conta com o Disque Estadual de Cidadania LGBT (0800 02 345 67). Esse serviço funcionará 24 horas e contará com pessoas treinadas para receber denúncias de discriminação e violência contra homossexuais.

Com uma verba de R$ 8 milhões, entre recursos federais e estaduais, e uma equipe de 125 pessoas, composta em grande parte por militantes de diversas ONGs, o centro também será, entre outras coisas, a sede do Conselho Estadual LGBT, criado desde abril de 2009.
Além disso, será um centro de pesquisas e documentação. O Conselho tem como objetivo deliberar sobre políticas públicas para a promoção da cidadania de homens e mulheres LGBT. Além disso, o centro tem ainda três centros de referência que darão apoio psicológico e jurídico à população LGBT.


Dezenas de jovens, adultos e militantes dos direitos humanos estavam presentes na inauguração, assim como muitos representantes de religiões de matrizes africanas. Até um shake árabe estava com sua esposa prestigiando a inauguração do centro. Os serviços serão coordenados pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos – dirigida pelo atual superintendente Cláudio Nascimento – vinculada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
Diversas lideranças políticas, com histórico de apoio à comunidade LGBT, estiveram na inauguração, como a deputada federal Cida Diogo (PT-RJ) representando a Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT, o deputado estadual Carlos Minc (PT-RJ), o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), o atual secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos Ricardo Henriques, bem como o secretário estadual de Segurança Pública José Mariano Beltrame. Também compareceram o estilista Carlos Tufvesson, o carnavalesco Milton Cunha e a presidente da Associação de Travestis e Transexuais do Estado do Rio de Janeiro (Astra-Rio) Marjorie Marchi. Todos fazem parte do Conselho LGBT do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário